terça-feira, 16 de novembro de 2010

O depoimento de uma mãe sobe o bullying que seu filho sofre na escola , e como uma coisa tão horrível dessas é de tão difícil solução , já que nem as leis do estado a ajuda !


     Gostaria de relatar o caso do meu filho, que está sendo perseguido por um aluno da mesma escola pública que ele.
     Há 15 dias o aluno "X valentão", da 6ª série tentou atrapalhar o jogo de vôlei das alunas. Meu filho não permitiu que ele " travasse" a bola. Nisso, o tal "x" partiu com tudo para a agressão física, junto com outros colegas que acompanham o tal "x". Meu filho já caído ao chão, conseguiu se levantar rapidamente e correu por toda a escola, (e os outros atrás dele para pegá-lo) até que conseguiu entrar na sala dos professores para se abrigar.
     Tive que ir buscá-lo na escola e a mesma adotou as formas de costume para esses casos: ocorrências e comunicados aos pais e ao conselho tutelar. Mas essas ações não se mostraram eficazes visto que, embora eu e o pai dele estamos buscando e levando-o à escola, essa semana, o "x" , dentro da escola abordou-o novamente e o relato é o seguinte: seis alunos jogavam cartas quando ele chegou e ordenou que todos se levantassem, bateu na cara de todos os meninos, disse para meu filho não tentar correr porquê ele estava com a "quadrada" (arma) e obrigou meu filho entrar num carro de um desconhecido na rua e só sair quando ele ordenasse. Meu filho tomou pavor de andar sozinho e não quer ir à escola. Ontem mesmo, a turma desse "x" jogou um copo na cabeça do meu filho...
     Já marquei uma reunião na secretaria de educação da nossa cidade para tratarmos desse assunto . O diretor da escola também mostrou-se interessado na resolução do caso, uma vez que esse tal "x" sempre vem apresentando problemas na sala de aula com os colegas (todos têm medo dele... até o sapato dele os colegas têm que limpar...). Já convocamos os pais e a comunidade escolar que também está interessada na solução e na paz. Porém todas as leis protegem esse tipo de aluno, inclusive o  Estatuto da Criança e do Adolescente. O que fazer? Nem a polícia quiz fazer um boletim de ocorrência - mesmo com todo o apoio da escola - porque alegou que meu filho não ficou com hematomas e que nesses casos é preciso exame de corpo delito.
   Não sabemos o quê fazer para proteger todos os alunos desse tipo de aluno. Talvez retirar todos os alunos que são da paz da escola ?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário