terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bullying nas escolas

Bullying é um ato que causa dor e depressão em uma relação de poder desigual de idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo.

Há atos de empurrar, bater, chamar nomes ofencivos, gestos como  humilhar e até mesmo ameaçar sexualmente.

Um dos casos mais chocantes de bullying escolar que aconteceu nos Estados Unidos , foi a de um estudante norte-americano da oitava série chamado Curtis Taylor. Ele foi vítima do bullying durante três anos. Ele foi espancado no vestiário da escola, suas roupas estavam sujas com leite e suas coisas foram roubadas.
Ele não resistiu ao sofrimento e humilhação. E em 1993 ele se matou.

Houve também na década de 90, quando nos Estados Unidos aconteceu uma onda de tiroteios em escolas, que foram feitas pelos alunos que eram vítimas de bullying.




O bullying é uma realidade também nas escolas brasileiras, mas o assunto ainda é desconhecido pela maior parte da sociedade. Muitas crianças sofrem na escola, e pais e professores ignoram o que está ocorrendo.

No Brasil , uma pesquisa realizada nas escolas em 2010, revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. Entre todos os entrevistados, pelo menos 17% estão envolvidos com o problema - seja intimidando alguém, sendo intimidados ou os dois. A forma mais comum é a cibernética, a partir do envio de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamento.

O bullying na escola é um sério problema, que deveria ser resolvido na escola, com o envolvimento de todos: diretoria, professores, pais e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário