quarta-feira, 24 de novembro de 2010

''Piada no Twitter chama Geisy de baleia.'' 

''Taylor Swift revelou, durante uma entrevista na edição de Dezembro da Women's Health, que foi uma vítima de bullying durante os seus tempos de liceu, referindo que a maior parte dos seus amigos consideravam-na 'estranha' e preferiam guardar-lhe distância. 'Viver numa quinta isolada era, basicamente, um isolamento e as outras raparigas pensavam que eu era estranha'.''

''Gisele Bündchen: a top aturou muitas piadinhas sem graça por ser magra e alta. Tinha três apelidos: Saracura, Olívia Palito e Somaliana ''


Famosos também sofrem bullying, vamos lutar contra essa violência



#DigaNaoAoBullying

domingo, 21 de novembro de 2010

Entrevista

Tanto o bullying quando o cyberbullying se torna cada vez mais uma realidade... Fizemos algumas perguntas para pessoas que já sofreram esse tipo de agressão para vocês entenderem melhor como funciona! (@pelopes_  , @mattheusborba e @PedroToyama

01- Você já sofreu bullying?
Os três: Já sim! 
@mattheusborba:Quando eu tinha 9 anos, no prédio que eu morava alguns meninos não gostavam de mim, viviam me excluindo , falavam muito mal de mim, queriam sempre arrumar briga comigo etc ... Minha mãe não sabia o que estava acontecendo comigo, eu ficava nervoso com qualquer coisa, eu tinha um certo medo daqueles garotos do meu prédio. Eu cheguei a contar para minha mãe, ela conversou com a mãe desses garotos, disse o que estava acontecendo e tudo mais. Eu fiquei com um certo trauma daquilo entende ? não sei dizer qual é a sensação. Meus pais resolveram sair daquele prédio e tudo ficou melhor, fiz novos amigos no prédio novo, esqueci de tudo que passou no prédio antigo com aqueles garotos que eu dizia meus amigos.

02-em 
que local ou locais ocorreram essas situações?
@pelopes_: 
Então na escola e tbm na internert "Cyberbullying" (ofenças,mentiras,montagens etc..)
@PedroToyama:Já sofri dentro da escola.
@mattheusborba:No prédio em que eu morava.

03-
Presenciou essa(s) ou outra(s) situação(ões)?
@mattheusborba:Sim , amigos do colégio sendo excluídos, maltratados por outros.
@pelopes_:Sim tanto na escola como na internet.
@PedroToyama:
Já sim

04-O que pensa acerca do problema desse tipo de agressividade?
@PedroToyama:Sobre o Bullying, acho que não é legal praticar, porque o individuo que sofre pode ficar muito magoado e isso vai ficar para sempre.
@mattheusborba:Até hoje eu não sei porque fazem isso. É para acharem você o fortão? Não sei qual é a graça de fazer outras pessoas se sentirem mal. Acho que o Bullying é um assunto muito sério e se não pararmos com isso, não sei onde isso vai parar.
@pelopes_:Acho que é um problema grave que deve ser muito conversado ainda pq é serio bullying mata! 

05-Quanto ao Bullying virtual ou Cyberbullying, ligado ao nosso tempo como proteger a sociedade ?
@pelopes_:1º nunca ficar com medo 2º informar alguem de responsavel 3º Não responder nem causar algum tipo de conflito... essas pessoas que praticam o "Cyberbullying" normalmente são pessoas se passando por outras "Fakes" então você nunca sabe quem esta por tras disso... então a melhor coisa e não manter nenhum contato e denunciar numa delegacia propria para crimes virtuais
@PedroToyama:Acho que para não sofrer bullying, a pessoa precisa ter atitude, personalidade, sem medo, mostrar que tem limites, colocar ordem e respeito.. quanto na internet do que na vida real.
@mattheusborba:O Bullying virtual está tomando conta da internet, cuidado com os fakes , existem muitas pessoas maldosas na internet. Não acredite em tudo que falam pra você, você pode ser mais uma vítima. Conselhos são sempre bons né ? 

06- Você apoiaria uma campanha de solidariedade contra esse mal?
@mattheusborba:Claro, todas as campanhas desse tipo eu estou aqui para participar e ajudar. Eu acho muito interessante e uma coisa muito séria.
@pelopes_:Claro, ja sofri disso e sei quanto é ruim! apoio com total força!
@PedroToyama:Com certeza, com uma campanha, pode ajudar muitas pessoas que sofrem e tentar a parar as pessoas que praticam.






#DigaNaoAoBullying


sábado, 20 de novembro de 2010

Bullying e filmes, filmes e bullying

Pois é, o bullying não é um problema que só ocorre na vida real. Esse problema pode também ser encontrado em filmes, nas novelas, seriados, como a gente também já tinha falado nesse post... Mas hoje nós vamos falar 5 filmes que também retratam essa realidade que se torna cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. 


DE REPENTE 30
NUNCA FUI BEIJADA
THE KARATE KID
BULLY
TE PEGO LÁ FORA.

Famosos também já sofreram bullying

O site da capricho, que tem seu público alvo voltado para adolescentes, tem um blog falando especialmente de bullying... O mais legal é que ele mostra que famosos também já sofreram com essa violência, vale a pena conferir: http://capricho.abril.com.br/blogs/diganaoaobullying/

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lei ampliará pena contra bullying

Escolas e clubes de recreação serão obrigados a adotar medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao bullying. Esta é a proposta aprovada pela Comissão de Educação na Câmara dos Deputados em Brasília. O projeto de Lei federal ainda será analisado, de forma conclusiva, pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O texto, que é da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e que já foi aprovado também pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
De acordo com o projeto, são definidas as seguintes formas de bullying: exclusão de aluno do grupo social; a injúria, calúnia ou difamação; a perseguição; a discriminação e o uso de sites, redes sociais ou comunicadores instantâneos para incitar a violência, adulterar fotos, fatos e dados pessoais, o chamado cyberbullying.


Fonte: Pauta Social

Leis antibullying estão em vigor em alguns estados e municípios


O Ministério da Educação não desenvolve nenhum programa de combate ao bullying, mas alguns estados e municípios já aprovaram leis para tratar desse problema. É o que ocorreu, por exemplo, no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul e nos municípios de São Paulo e Recife.
No Rio Grande do Sul, há uma lei estadual que prevê a criação de políticas públicasantibullying nas instituições de ensino básico e de educação infantil. Medida semelhante está prevista em uma lei municipal aprovada neste ano pela Câmara dos Vereadores de Porto Alegre.
No Mato Grosso do Sul, uma lei criou o programa de inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas instituições de ensino do estado. Proposta similar foi aprovada na capital do estado, Campo Grande, para adoção dessas medidas nas escolas municipais.
Já na cidade de São Paulo, uma lei sancionada no ano passado incluiu medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying no projeto pedagógico elaborado pelas escolas municipais de educação básica.
Em Recife, os vereadores aprovaram um projeto de lei que obriga a afixação de placas informativas alertando sobre os perigos da prática do bullying em escolas da rede pública.

Colocar apelidos
Ofender
Zoar
Gozar
Encarnar
Sacanear
Humilhar
Fazer sofrer
Discriminar
Excluir
Isolar
Ignorar
Intimidar
Perseguir
Assediar
Aterrorizar
Amedrontar
Tiranizar
Dominar

Agredir 
Bater
Chutar
Empurrar
Ferir
Roubar
Quebrar pertences
Estes atos são exemplos de bullying , e podem estar com os dias contados. Em matéria do Diário de Pernambuco, uma pesquisa feita com 1.198 alunos do ensino médio sobre o assunto, 89,2% defendem punição para os bullying. Leiam a matéria abaixo.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/12/28/urbana5_0.asp


Você conhece o seriado "Todo Mundo Odia o Chris" (Everbody Hate Chris)? Na série, um garoto negro (Chris), constantemente sofre abuso de um moleque branco (Caruzzo), seja físico ou psicológico. Aqueles atos são chamados de Bullying e não é brincadeira. É uma espécie de trote constante que humilha os mais fracos ou incapazes de se defender. 

Casos de bullying!


As mudanças de comportamento de *Renata, de 13 anos, vieram sutilmente. Considerada boa aluna, a adolescente começou a apresentar queda significativa no rendimento escolar. Depois disso, vieram as constantes tentativas de não ir às aulas, sempre alegando dores de cabeça, de barriga ou febres imaginárias.
Mas a mãe da menina só desconfiou que alguma coisa realmente ia mal na escola quando Renata teve uma crise de choro e pediu para sair do colégio. O motivo? A constante implicância de alguns colegas, que colocavam apelidos, faziam brincadeiras maldosas e até mesmo ameaçavam fisicamente a aluna, características conhecidas, hoje, como bullying.
"No início achei que o motivo das notas baixas era o namoradinho que ela arrumou aqui no condomínio", afirma *Marise, mãe de Renata, que pediu para que a verdadeira identidade de ambas não fosse revelada. "Mas quando ela começou a não querer frequentar as aulas, percebi que o problema era na escola. Cheguei a conversar com os professores, que disseram que não havia nada de errado com ela. Somente quando minha filha teve uma crise de choro e me contou o que estava acontecendo é que resolvi tirá-la do colégio e procurei um psicólogo. Infelizmente, a escola não estava preparada para ajudar minha filha".
Infelizmente, segundo especialistas, o que aconteceu com Renata é mais comum do que se imagina. O fenômeno conhecido como bullying, palavra inglesa utilizada para denominar ações de violência - física ou psicológica - de um indivíduo ou grupo de indivíduos e que tem como objetivo humilhar outra pessoa. De acordo com o psicólogo José Antonio Martins, a ocorrência de bullying nas escolas públicas e privadas sempre aconteceu, mas só vem ganhando notoriedade de alguns anos para cá, muito por conta de uma intensa campanha, principalmente através da mídia, alertando para os perigos de tais atitudes violentas.
"O bullying pode se manifestar de diversas maneiras, por isso é tão difícil detectar. Apelidos maldosos que ressaltam alguma imperfeição da vítima, exclusão do grupo, xingamentos, ameaças veladas e até mesmo agressões físicas são as principais características. Mas como separar um apelido jocoso de um comportamento que evidencie o bullying? Cabe à escola e à família trabalharem em conjunto para evitarem situações extremas", ressalta Martins.
Pesquisa realizada pela Organização Não Governamental Plan Brasil em 2010, com 5.168 alunos de todo o país revelou que quanto mais frequentes os atos repetitivos de maus tratos contra um determinado aluno, mais tempo dura essa violência. A constatação demonstra que a repetição das ações de bullying fortalece os agressores e reduz as possibilidades de defesa das vítimas. Este resultado indica ser essencial uma rápida identificação destas ações e imediata reação para conter este tipo de atitude.
Ainda segundo a pesquisa, o bullying é mais comum nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e a incidência maior está entre adolescentes na faixa de 11 a 15 anos de idade, que frequentam a sexta série do ensino fundamental. Os agressores geralmente cometem os maus tratos para obter popularidade entre os colegas, para serem aceitos ou simplesmente se sentirem poderosos. No caso das vítimas, estas costumam apresentar algum traço característico marcante (obesidade, baixa estatura), algum tipo de necessidade especial ou o uso de roupas consideradas diferentes pela maioria dos colegas.
"Os jovens tímidos, com dificuldades para se expressar, são alvos em potencial. Os primeiros sinais apresentados geralmente são a queda no rendimento escolar e o medo de frequentar a escola", explica José Antonio. "O problema é que a maioria das escolas não está preparada para reconhecer essa prática, já que a linha que separa o bullying da brincadeira é muito subjetiva".
Para auxiliar pais e educadores a reconhecerem - e evitarem - o bullying, a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia) desenvolveu um Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes, com diversos conselhos, entre eles o de estimular os estudantes a fazerem pesquisas sobre o tema, fazer com que os estudantes criem regras de disciplina que evitem a prática de bullying, além de interferir, quando necessário, em grupos de alunos que apresentem características de estarem cometendo maus tratos.
A pedagoga Aline Feijó faz questão de ressaltar que os estudantes que praticam o bullying também precisam de cuidados especiais, já que muitas vezes esse comportamento é fruto de problemas mais profundos, como desequilíbrio emocional e desajustes familiares. A cooperação da família, nestes casos, é fundamental para que agressores e vítimas não façam mais parte deste quadro de violência.

Saiba mais sobre bullying


Que tipos de bullying existem?

- Os dois tipos de bullying existentes são: Bullying psicológico e bullying físico.O bullying psicológico consiste em amedrontar, aterrorizar, discriminar, divulgar apelidos, excluir do grupo, fazer sofrer, humilhar, ignorar, isolar, intimidar, ofender e gozar. O bullying físico consiste em agredir, bater, ferir, perseguir e roubar. 
Em que locais pode existir bullying? 
-Na escola, no caminho para escola/casa, na rua e na própria casa e local de trabalho. 


Quais são as possíveis consequências do bullying?
- As crianças que sofrem BULLYING, dependendo 
de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer comsentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo. Mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho (Workplace BULLYING). Em casos extremos, alguns deles poderão tentar ou a cometer suicídio.


Cyberbullying 2

É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima. 

Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos. 


As pessoas que praticam o cyberbullying são normalmente adolescentes sem limites, insensíveis, insensatos, inconseqüentes e empáticos. Apesar de gostarem da sensação que é causada ao destruir outra pessoa, os praticantes podem ser processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a disponibilizar uma considerável indenização.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

http://alcaraz.wordpress.com/

http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM

http://www.youtube.com/watch?v=2DV-D1o4GJY&feature=related

O que é bullying ?

Veja o vídeo !

http://www.youtube.com/watch?v=l0cp85AfCJk&feature=fvst
Bullying nos rodeia,nos sufoca,
e tudo o que fazemos é assistir ,
temos que  enfrentar e ajudar ,
e por fim ao bullying .

Cyberbullying

Acontece em espaços eletronicos, envolvendo o uso de tecnologias da informação e comunicação, tais como e-mail, mensagens de texto, comunicadores instantâneos, sites etc ..

Os bullies (os agressores) criam páginas falsas sobre a vítima, onde publicam fotos humilhantes .

Bullying no trabalho

É chamado de "adultos bullying", e é um problema sério, É uma intimidação regular e persistente que a vítima de bullying perde a honestidade e confiança.

Geralmente é aceito e até incentivado pelo ambiente de trabalho.

O depoimento de uma mãe sobe o bullying que seu filho sofre na escola , e como uma coisa tão horrível dessas é de tão difícil solução , já que nem as leis do estado a ajuda !


     Gostaria de relatar o caso do meu filho, que está sendo perseguido por um aluno da mesma escola pública que ele.
     Há 15 dias o aluno "X valentão", da 6ª série tentou atrapalhar o jogo de vôlei das alunas. Meu filho não permitiu que ele " travasse" a bola. Nisso, o tal "x" partiu com tudo para a agressão física, junto com outros colegas que acompanham o tal "x". Meu filho já caído ao chão, conseguiu se levantar rapidamente e correu por toda a escola, (e os outros atrás dele para pegá-lo) até que conseguiu entrar na sala dos professores para se abrigar.
     Tive que ir buscá-lo na escola e a mesma adotou as formas de costume para esses casos: ocorrências e comunicados aos pais e ao conselho tutelar. Mas essas ações não se mostraram eficazes visto que, embora eu e o pai dele estamos buscando e levando-o à escola, essa semana, o "x" , dentro da escola abordou-o novamente e o relato é o seguinte: seis alunos jogavam cartas quando ele chegou e ordenou que todos se levantassem, bateu na cara de todos os meninos, disse para meu filho não tentar correr porquê ele estava com a "quadrada" (arma) e obrigou meu filho entrar num carro de um desconhecido na rua e só sair quando ele ordenasse. Meu filho tomou pavor de andar sozinho e não quer ir à escola. Ontem mesmo, a turma desse "x" jogou um copo na cabeça do meu filho...
     Já marquei uma reunião na secretaria de educação da nossa cidade para tratarmos desse assunto . O diretor da escola também mostrou-se interessado na resolução do caso, uma vez que esse tal "x" sempre vem apresentando problemas na sala de aula com os colegas (todos têm medo dele... até o sapato dele os colegas têm que limpar...). Já convocamos os pais e a comunidade escolar que também está interessada na solução e na paz. Porém todas as leis protegem esse tipo de aluno, inclusive o  Estatuto da Criança e do Adolescente. O que fazer? Nem a polícia quiz fazer um boletim de ocorrência - mesmo com todo o apoio da escola - porque alegou que meu filho não ficou com hematomas e que nesses casos é preciso exame de corpo delito.
   Não sabemos o quê fazer para proteger todos os alunos desse tipo de aluno. Talvez retirar todos os alunos que são da paz da escola ?     

Bullying nas escolas

Bullying é um ato que causa dor e depressão em uma relação de poder desigual de idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo.

Há atos de empurrar, bater, chamar nomes ofencivos, gestos como  humilhar e até mesmo ameaçar sexualmente.

Um dos casos mais chocantes de bullying escolar que aconteceu nos Estados Unidos , foi a de um estudante norte-americano da oitava série chamado Curtis Taylor. Ele foi vítima do bullying durante três anos. Ele foi espancado no vestiário da escola, suas roupas estavam sujas com leite e suas coisas foram roubadas.
Ele não resistiu ao sofrimento e humilhação. E em 1993 ele se matou.

Houve também na década de 90, quando nos Estados Unidos aconteceu uma onda de tiroteios em escolas, que foram feitas pelos alunos que eram vítimas de bullying.




O bullying é uma realidade também nas escolas brasileiras, mas o assunto ainda é desconhecido pela maior parte da sociedade. Muitas crianças sofrem na escola, e pais e professores ignoram o que está ocorrendo.

No Brasil , uma pesquisa realizada nas escolas em 2010, revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. Entre todos os entrevistados, pelo menos 17% estão envolvidos com o problema - seja intimidando alguém, sendo intimidados ou os dois. A forma mais comum é a cibernética, a partir do envio de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamento.

O bullying na escola é um sério problema, que deveria ser resolvido na escola, com o envolvimento de todos: diretoria, professores, pais e alunos.

Bullying

Bullying é um tipo de violência psicológica , física e social , intencionais e repetidos , praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Também existem as vítimas/agressoras , ou autores/ alvos , que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Existem dois tipos de bullying:
1. Bullying direto : é forma mais comum entre os agressores
(Bullies) do sexo masculino, eles usam a violência física.
2. Bullying indireto: é mais comum entre as mulheres e jovens
crianças, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social.
O bullying pode acontecer em qualquer local, como escolas , trabalho , faculdades.

Como consequêcia do bullying, as pessoas que sofrem, acabam tendo depressão , ansiedade, estresse , dor - não especificada ,  a perda da auto-estima , problemas no relacionamento, e se envolve com drogas e álcool, entre outros. Pode chegar ao ponto de se matarem.